Carregando
As ações do design gráfico e do design instrucional no âmbito da hipermídia em EaD: um estudo de caso
Braglia, Israel e Gonçalves, Berenice

O design gráfico e design de hipermídia: métodos e ações


O design gráfico efetiva-se, no contexto da EaD, a partir de ações projetuais. No que concerne a essa questão, Coelho (1999) postula que, no caso específico do design, o chamado método projetual, como qualquer procedimento ou modelo de trabalho, representa um código, uma linguagem, uma maneira de ver e interpretar a realidade circundante. Assim, o designer deve controlar a organização do espaço em estudo, o acesso à informação, o acesso a materiais e o acesso à interação com outras pessoas, com o objetivo de otimizar a eficiência do trabalho.
Um método de design4 deve gerar, efetivamente, informações acerca do problema. Desse modo, ao estabelecer os objetivos de um projeto, é indispensável definir o que se deve fazer – e não como deve ser. Acerca disso, por meio de outras palavras, Frascara (2006) afirma que se deve definir o impacto que o design gerará no público, antes de decidir como deve ser o seu aspecto visual. Fontoura (2001 apud DIAS, 2004) pontua, em contrapartida, que de metodologia esperam-se duas coisas: primeiro, que forneça uma série de modos de agir praticáveis; e segundo, que torne a estrutura do processo de projeto mais claro.
A informação obtida sobre um determinado problema facilitará, portanto, o desenvolvimento dos critérios essenciais para a configuração de uma visualização, porém nunca será suficiente para o encontro de uma solução. Ainda de acordo com Fontoura (2004),

Sumário
Resumo
Introdução
O design do material digital para EaD
Hipermídia
Potencialidades da hipermídia para EaD
Design instrucional e design gráfico no contexto da EaD: a importância de uma ação metodológica
O design instrucional na EaD
O design gráfico e design de hipermídia: métodos e ações
Estudo de caso: o design gráfico e o design instrucional de mídia digital para um curso EaD
A estrutura do ambiente virtual
Discussão
Considerações finais
Referências
Autores