Carregando
As ações do design gráfico e do design instrucional no âmbito da hipermídia em EaD: um estudo de caso
Braglia, Israel e Gonçalves, Berenice

O design instrucional na EaD


O termo design instrucional tem sido utilizado, em nosso idioma, na forma original: design, no sentido de projeto ou desenho instrucional, educacional, pedagógico ou didático. Originalmente, o vocábulo provém do latim designare, “marcar, indicar”, do qual se criou o termo francês designer, “designar, desenhar”. Posteriormente, foi incorporada ao inglês a palavra design (1588), cujo significado é “intenção, propósito, arranjo de elementos num dado padrão artístico” (HOUAISS, 2002, não paginado).
Em vista disso, Filatro (2004) assevera que compreender de que forma as tecnologias de informação e da comunicação contribuem para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem representa uma oportunidade de redescobrir a natureza ímpar, insubstituível e altamente criativa da educação no processo de desenvolvimento humano e social. Esse é, com efeito, o campo de pesquisa e de atuação do design instrucional, entendido como o planejamento, o desenvolvimento e a utilização sistemática de métodos, técnicas e atividades de ensino para projetos educacionais apoiados por tecnologias.
Nessa perspectiva, o design instrucional incorpora conhecimento e verifica estratégias de aprendizagem em experiências instrucionais, o que torna a aquisição de conhecimento e de competências mais eficiente, eficaz e atraente. Vale lembrar
Sumário
Resumo
Introdução
O design do material digital para EaD
Hipermídia
Potencialidades da hipermídia para EaD
Design instrucional e design gráfico no contexto da EaD: a importância de uma ação metodológica
O design instrucional na EaD
O design gráfico e design de hipermídia: métodos e ações
Estudo de caso: o design gráfico e o design instrucional de mídia digital para um curso EaD
A estrutura do ambiente virtual
Discussão
Considerações finais
Referências
Autores