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Um Processo de Projeto para Interfaces de Objetos de Aprendizagem: O Caso do Hiperlivro do Ambiente Virtual de LETRAS/LIBRAS
Mônica Renneberg da Silva e Marília Matos Gonçalves

Conclusões

Pode-se dizer que o objetivo geral deste estudo foi atingido, visto que foi feita uma proposta de processo para desenvolvimento da interface do hiperlivro. Assim, através do estudo da abordagem do Design e da Ergonomia de Interfaces, foi possível perceber as estreitas relações estabelecidas entre elas, conectando-as às temáticas que envolvem o perfil do aluno surdo. O Design e a Ergonomia foram, portanto, legitimados como fundamentais para a projetação e o melhor aproveitamento dos recursos hipermidiáticos, desde que se saiba direcioná-los para o público-alvo em questão.
Ademais, a Educação a Distância se confirmou como opção para que barreiras sejam transpostas, desde que, para a construção de AVEAs de qualidade, existam profissionais de excelência e com capacidades interdisciplinares. No rol da Educação a Distância, além de pedagogos, designers gráficos, programadores, coordenadores, destacam-se, igualmente, os profissionais de Design Instrucional, que integram o trabalho de equipes interdisciplinares através de um processo de trabalho sistemático. Assim, os recursos hipermidiáticos possíveis de serem integrados nos AVEA são mediadores didáticos. Destaca-se, ainda, que o design é determinado, então, como uma etapa chave de equipes de EaD, desde que a interação e a colaboração entre os aprendizes, professores e tutores se deem de maneira eficaz.
Sumário
Resumo
Introdução
Contexto
A abordagem do design
Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Procedimentos metodológicos
O processo de redesign
Plano Estratégico
Avaliação com os alunos
Conclusões
Referências
Autores