![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||||||||
![]() |
Carregando
|
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
Um Processo de Projeto para Interfaces de Objetos de Aprendizagem: O Caso do Hiperlivro do Ambiente Virtual de LETRAS/LIBRAS |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
Pode-se dizer que o objetivo geral deste estudo foi atingido, visto que foi feita uma proposta de processo para desenvolvimento da interface do hiperlivro. Assim, através do estudo da abordagem do Design e da Ergonomia de Interfaces, foi possível perceber as estreitas relações estabelecidas entre elas, conectando-as às temáticas que envolvem o perfil do aluno surdo. O Design e a Ergonomia foram, portanto, legitimados como fundamentais para a projetação e o melhor aproveitamento dos recursos hipermidiáticos, desde que se saiba direcioná-los para o público-alvo em questão. Ademais, a Educação a Distância se confirmou como opção para que barreiras sejam transpostas, desde que, para a construção de AVEAs de qualidade, existam profissionais de excelência e com capacidades interdisciplinares. No rol da Educação a Distância, além de pedagogos, designers gráficos, programadores, coordenadores, destacam-se, igualmente, os profissionais de Design Instrucional, que integram o trabalho de equipes interdisciplinares através de um processo de trabalho sistemático. Assim, os recursos hipermidiáticos possíveis de serem integrados nos AVEA são mediadores didáticos. Destaca-se, ainda, que o design é determinado, então, como uma etapa chave de equipes de EaD, desde que a interação e a colaboração entre os aprendizes, professores e tutores se deem de maneira eficaz. |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
Sumário Resumo Introdução Contexto A abordagem do design Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem Objetos de aprendizagem Procedimentos metodológicos O processo de redesign Plano Estratégico Avaliação com os alunos Conclusões Referências Autores |
![]() |
|||||||||||||||
{paginacao} |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |