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Um Processo de Projeto para Interfaces de Objetos de Aprendizagem: O Caso do Hiperlivro do Ambiente Virtual de LETRAS/LIBRAS
Mônica Renneberg da Silva e Marília Matos Gonçalves

Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem

Os AVEAs consistem em mídias que utilizam o ciberespaço para veicular conteúdo específico e permitir interação e colaboração no processo de ensino-aprendizagem. A qualidade do processo educativo depende, evidentemente, do envolvimento do aprendiz, da proposta pedagógica, dos materiais veiculados, da estrutura e da qualidade de professores, tutores, monitores e equipe técnica, assim como das ferramentas e recursos tecnológicas utilizados no ambiente. (PEREIRA et al., 2007). Nessa perspectiva,
[...] os AVAs utilizam a Internet para possibilitar de maneira integrada e virtual (1) o acesso à informação por meio de materiais didáticos, assim como o armazenamento e disponibilização de documentos (arquivos); (2) a comunicação síncrona e assíncrona; (3) o gerenciamento dos processos administrativos e pedagógicos; (4) a produção de atividades individuais ou em grupo. [...] As múltiplas possibilidades dessa modalidade de educação estão diretamente relacionadas à flexibilidade que caracteriza os programas. (PEREIRA, 2007, p.8).
Existe um vasto número de recursos e ferramentas já desenvolvidos e em desenvolvimento, para a educação baseada na web, o que tem incentivado a utilização desses ambientes virtuais como apoio ao ensino presencial e como modalidade única de ensino-aprendizagem. A melhor escolha de ferramentas e serviços oferecidos pela internet deve ser realizada, evidentemente, em função das necessi-

Sumário
Resumo
Introdução
Contexto
A abordagem do design
Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Procedimentos metodológicos
O processo de redesign
Plano Estratégico
Avaliação com os alunos
Conclusões
Referências
Autores