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Um Processo de Projeto para Interfaces de Objetos de Aprendizagem: O Caso do Hiperlivro do Ambiente Virtual de LETRAS/LIBRAS
Mônica Renneberg da Silva e Marília Matos Gonçalves

Contexto

O problema em torno do qual irão girar os apontamentos e soluções consideradas no presente estudo está relacionado ao hiperlivro do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Letras/LIBRAS, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim, as soluções de design apontadas aqui têm como objetivo a evolução no aprendizado dos alunos de educação a distância – sejam eles surdos, sejam ouvintes.
Ressalta-se que, apesar da numerosa equipe que faz parte do desenvolvimento de materiais para o curso Letras/LIBRAS – composta por aproximadamente 65 pessoas atuantes em Florianópolis, mais 45 pessoas dispersas nos 15 polos ao redor do Brasil –, os resultados dos esforços da equipe envolvida poderiam ser superiores.
De acordo com entrevistas realizadas informalmente, os alunos participantes do curso consideram que houve um aprimoramento significativo na qualidade do aprendizado do aluno surdo no Brasil. Através dos vídeos traduzidos para a Língua Brasileira de Sinais disponibilizados no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), os alunos apreendem o conteúdo de maneira mais eficaz, e a proximidade com os tutores possibilita que mais dúvidas sejam solucionadas. Ainda assim, existem queixas no que diz respeito à navegação do hiperlivro – consideram que é, muitas vezes, problemática e confusa – e à existência de duas linguagens simultaneamente: língua brasileira de sinais e língua portuguesa escrita. Além disso, os alunos entrevista-


Sumário
Resumo
Introdução
Contexto
A abordagem do design
Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Procedimentos metodológicos
O processo de redesign
Plano Estratégico
Avaliação com os alunos
Conclusões
Referências
Autores