![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||||||||
![]() |
Carregando
|
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
Um Processo de Projeto para Interfaces de Objetos de Aprendizagem: O Caso do Hiperlivro do Ambiente Virtual de LETRAS/LIBRAS |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
O principal objetivo do presente estudo é apresentar um processo de design de interfaces de Objeto de Aprendizagem, especificamente do caso do hiperlivro, para a evolução do aprendizado em hipermídias para educação de surdos. No que tange aos objetivos específicos da pesquisa, estes incluem a proposição de um possível redesign do hiperlivro do AVEA do Curso a distância de Letras/LIBRAS, fundamentando-se na abordagem do Design centrado no usuário; a síntese e especificação de ações viáveis de melhoria na estrutura do hiperlivro, assim como a identificação e aplicação do Método de Avaliação Ergopedagógico. Com base nesses objetivos, os métodos e técnicas de pesquisa, que foram utilizados para compor o quadro teórico-prático da presente pesquisa, envolveram duas etapas de aplicação: a primeira refere-se ao redesign da interface do hiperlivro, fundamentado no aprofundado estudo teórico realizado e na pesquisa das características do aluno/usuário. A segunda, que contou com a interface remodelada, é a fase em que foi, efetivamente, realizada a coleta de dados a partir de uma amostra da população de alunos, com o intuito de validar o projeto desenvolvido e propor possíveis alterações. |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
Sumário Resumo Introdução Contexto A abordagem do design Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem Objetos de aprendizagem Procedimentos metodológicos O processo de redesign Plano Estratégico Avaliação com os alunos Conclusões Referências Autores |
![]() |
|||||||||||||||
{paginacao} |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |