Carregando
Um Processo de Projeto para Interfaces de Objetos de Aprendizagem: O Caso do Hiperlivro do Ambiente Virtual de LETRAS/LIBRAS
Mônica Renneberg da Silva e Marília Matos Gonçalves

Procedimentos metodológicos

O principal objetivo do presente estudo é apresentar um processo de design de interfaces de Objeto de Aprendizagem, especificamente do caso do hiperlivro, para a evolução do aprendizado em hipermídias para educação de surdos. No que tange aos objetivos específicos da pesquisa, estes incluem a proposição de um possível redesign do hiperlivro do AVEA do Curso a distância de Letras/LIBRAS, fundamentando-se na abordagem do Design centrado no usuário; a síntese e especificação de ações viáveis de melhoria na estrutura do hiperlivro, assim como a identificação e aplicação do Método de Avaliação Ergopedagógico.
Com base nesses objetivos, os métodos e técnicas de pesquisa, que foram utilizados para compor o quadro teórico-prático da presente pesquisa, envolveram duas etapas de aplicação: a primeira refere-se ao redesign da interface do hiperlivro, fundamentado no aprofundado estudo teórico realizado e na pesquisa das características do aluno/usuário. A segunda, que contou com a interface remodelada, é a fase em que foi, efetivamente, realizada a coleta de dados a partir de uma amostra da população de alunos, com o intuito de validar o projeto desenvolvido e propor possíveis alterações.
Sumário
Resumo
Introdução
Contexto
A abordagem do design
Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Procedimentos metodológicos
O processo de redesign
Plano Estratégico
Avaliação com os alunos
Conclusões
Referências
Autores