Carregando
Um Processo de Projeto para Interfaces de Objetos de Aprendizagem: O Caso do Hiperlivro do Ambiente Virtual de LETRAS/LIBRAS
Mônica Renneberg da Silva e Marília Matos Gonçalves

Avaliação com os alunos

Os objetivos de realizar a avaliação são: (i) validar a satisfação dos alunos durante a utilização da nova interface; (ii) verificar se existem outros elementos que ainda não haviam sido considerados no desenrolar da pesquisa; e (iii) encaminhar os resultados para uma possível implementação.
A fim de validar o resultado do processo de redesign da interface do hiperlivro do Curso de Letras/Libras, foi definido que o instrumento para a avaliação da qualidade de Objetos de Aprendizagem utilizado seria o questionário desenvolvido pela Coordenação Central de Educação a Distância da PUC-Rio, pelos pesquisadores Gilda Helena Bernardino de Campos, Igor Martins e Bernardo Pereira Nunes, em 2008. O instrumento, atualmente, vem sendo utilizado para realizar a avaliação entre pares dos participantes do Programa CONDIGITAL – da SEED/MEC.
Destaca-se que o questionário é simples, contando com uma escala Likert de satisfação, e foi customizado para se adequar às necessidades do OA do Curso Letras/LIBRAS. Em um seção posterior, apresentam-se as questões utilizadas para a presente pesquisa, no entanto faz-se necessário, antes, conhecer o universo e a amostra dos respondentes.
Sumário
Resumo
Introdução
Contexto
A abordagem do design
Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Procedimentos metodológicos
O processo de redesign
Plano Estratégico
Avaliação com os alunos
Conclusões
Referências
Autores