![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||||||||
![]() |
Carregando
|
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
Da interatividade aos níveis de interação no desenvolvimento de hipermídias para ambientes educativos |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||
![]() |
||||||||||||||||
![]() Gilson Braviano Gilson Braviano é professor do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1996. Se licenciou em Matemática em 1987, obteve o grau de Mestre em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, em 1990 e o doutorado em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier, na França, em 1995. Ocupa atualmente a presidência da ABEG - Associação Brasileira de Expressão Gráfica e integra, desde 2006, no MEC, o Banco de Avalidores das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. É autor de dois livros e suas áreas de interesse em pesquisa envolvem os aspectos de interatividade da geometria dinâmica e dos ambientes virtuais de aprendizagem. Currículo Lattes ![]() Carlos Alberto da Silva Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (UDESC - SC). Especialização em Design de Produto (Faculdades Barddal de Artes Aplicadas). Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design Gráfico (Universidade Federal de Santa Catarina). Tem experiência em docência no curso de Design de Produto no Instituto Federal de Educação de Santa Catarina e atualmente é docente nos cursos de Design Gráfico e Design de Produto da Faculdade Barddal de Artes Aplicadas. É consultor na área de Design Instrucional atuando em empresa de e-learning da Grande Florianópolis. Tem trabalho publicado nos anais do Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para a Aprendizagem, 2009, sob título: Design emocional e design de interação em sistemas de hipermídia adaptativa. Currículo Lattes |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
![]() |
![]() |
|||||||||||||||
Sumário Resumo: Introdução Interatividade Potencialidades de interatividade Níveis de interatividade TICs e seus aspectos interativos Como hipermídia e interatividade se relacionam Da linearidade a não-linearidade Tipos de interatividade em hipermídia Interatividade digital na educação Interação em hipermídias na educação Níveis de interação e interatividade nas situações pedagógicas Considerações finais Referências Autores |
![]() |
|||||||||||||||
{paginacao} |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
|||||||||||||
![]() |
![]() |
![]() |
||||||||||||||
![]() |
![]() |