Carregando
Da interatividade aos níveis de interação no desenvolvimento de hipermídias para ambientes educativos
Gilson Braviano e Carlos Alberto da Silva

Autores

gilson.jpg

Gilson Braviano
Gilson Braviano é professor do Departamento de Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1996. Se licenciou em Matemática em 1987, obteve o grau de Mestre em Engenharia de Produção, na área de Pesquisa Operacional, em 1990 e o doutorado em Matemática Aplicada pela Université Joseph Fourier, na França, em 1995. Ocupa atualmente a presidência da ABEG - Associação Brasileira de Expressão Gráfica e integra, desde 2006, no MEC, o Banco de Avalidores das Instituições de Ensino Superior Brasileiras. É autor de dois livros e suas áreas de interesse em pesquisa envolvem os aspectos de interatividade da geometria dinâmica e dos ambientes virtuais de aprendizagem.
Currículo Lattes
carlos.jpg

Carlos Alberto da Silva
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (UDESC - SC). Especialização em Design de Produto (Faculdades Barddal de Artes Aplicadas). Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Design Gráfico (Universidade Federal de Santa Catarina). Tem experiência em docência no curso de Design de Produto no Instituto Federal de Educação de Santa Catarina e atualmente é docente nos cursos de Design Gráfico e Design de Produto da Faculdade Barddal de Artes Aplicadas. É consultor na área de Design Instrucional atuando em empresa de e-learning da Grande Florianópolis. Tem trabalho publicado nos anais do Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para a Aprendizagem, 2009, sob título: Design emocional e design de interação em sistemas de hipermídia adaptativa.
Currículo Lattes
Sumário
Resumo:
Introdução
Interatividade
Potencialidades de interatividade
Níveis de interatividade
TICs e seus aspectos interativos
Como hipermídia e interatividade se relacionam
Da linearidade a não-linearidade
Tipos de interatividade em hipermídia
Interatividade digital na educação
Interação em hipermídias na educação
Níveis de interação e interatividade nas situações pedagógicas
Considerações finais
Referências
Autores