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Da interatividade aos níveis de interação no desenvolvimento de hipermídias para ambientes educativos |
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No campo da informática, o termo hipermídia traz à tona a possibilidade que os computadores têm de gerenciar informações provenientes de diversas mídias, tais como textos, imagens (fixas ou animadas) ou sons, oferecendo aos usuários a possibilidade de trajetos não lineares no conteúdo apresentado. Estão implícitos aí os termos multimídia e hipertexto. O hipertexto é entendido como uma forma de interatividade baseada na idéia de acesso eficiente a nós de informação e a multimídia permite que sejam explorados recursos técnicos de diferentes fontes. A junção dos dois se baseia em uma estrutura interna de organização das informações, oportunizada pelo primeiro, as quais serão formatadas e apresentadas aos usuários pelo segundo. Segundo Santaella (2004), a hipermídia pode ser caracterizada por quatro traços gerais, que a configuram: a hibridização de linguagens, processos sígnicos, códigos e mídias em um todo complexo; a organização reticular de fluxos informacionais em arquiteturas hipertextuais; o cartograma navegacional, definidos como roteiros possíveis de nós e nexos de navegação; a interatividade, inseparável do caráter hipertextual e hipermidiático de sua linguagem. Desta forma, “quanto mais profunda a interatividade, mais profunda será a experiência de imersão |
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Sumário Resumo: Introdução Interatividade Potencialidades de interatividade Níveis de interatividade TICs e seus aspectos interativos Como hipermídia e interatividade se relacionam Da linearidade a não-linearidade Tipos de interatividade em hipermídia Interatividade digital na educação Interação em hipermídias na educação Níveis de interação e interatividade nas situações pedagógicas Considerações finais Referências Autores |
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