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Da interatividade aos níveis de interação no desenvolvimento de hipermídias para ambientes educativos |
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As diferentes definições de interatividade estabelecidas na seção anterior, por diversos pesquisadores, se baseiam, sobretudo, nas potencialidades de não linearidade que um sistema oferece a seus usuários. Nas últimas décadas, em função da evolução das tecnologias de informação e comunicação, essas definições vem sendo atualizadas e levam em conta diferentes níveis ou graus de interatividade. Kretz (apud Santaella, 2004) estabelece em 1985 seis formas graduadas: • Interatividade zero: nos romances, discos, cassetes, que são acompanhados linearmente, do começo ao fim; • Interatividade linear: quando os romances, discos e cassetes são folheados e saltados em avanços e recuos; • Interatividade arborescente: quando a seleção se faz pela escolha em um menu: videotexto arborescente, jornais ou revistas; • Interatividade lingüística: que utiliza acesso a palavras-chave, formulários etc; • Interatividade de criação: que permite ao usuário compor uma mensagem por correspondência; • Interatividade de comando contínuo: que permite a modificação, o deslocamento de objetos sonoros ou visuais mediante a manipulação do usuário, como nos videogames. |
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Sumário Resumo: Introdução Interatividade Potencialidades de interatividade Níveis de interatividade TICs e seus aspectos interativos Como hipermídia e interatividade se relacionam Da linearidade a não-linearidade Tipos de interatividade em hipermídia Interatividade digital na educação Interação em hipermídias na educação Níveis de interação e interatividade nas situações pedagógicas Considerações finais Referências Autores |
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