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Recomendações para projetos de hipermídias experienciais
Tobias Mulling e Alice T. Cybis Pereira

Plano de Superfície

Esta última etapa de desenvolvimento de uma hipermídia compreende o design visual, responsável pela aplicação de elementos visuais (como por exemplo: tipografia, cor, animações, vídeos e etc), finalizando assim o projeto da experiência do usuário. Para facilitar a compreensão, utilizando-se da analogia da construção de uma casa, o design visual corresponde aos elementos visuais de uma casa: cores, texturas, materiais. O plano de superfície compreende o resultado de todas as etapas anteriores, ou seja, se a produção da experiência foi desenvolvida com qualidade, a chance da apresentação de um design visual direcionado ao usuário aumenta, assim como, as chances de aceitação da hipermídia pelo público-alvo.
Parte desta etapa assemelha-se ao já praticado no design gráfico, utilizando-se regras relacionadas à composição visual. No entanto, devido às possibilidades que a hipermídia oferece, deve ser analisado também o desenvolvimento de animações, vídeos, imagens 3D, entre outros.
Em relação à estrutura organizacional de desenvolvimento de uma hipermídia, geralmente o designer envolve-se com o design visual; como diretor de arte, ou como projetista de interface; vinculado ao plano conceitual anterior. O design visual, executado no plano de superfície, por vezes também é denominado design sensorial, visto que as inovações tecnológicas da hipermídia
Sumário
Resumo
Introdução
Experiência
Design experiencial
Categorias da experiência
Design de hipermídia
Projeto de hipermídias experienciais
Design experiencial aplicado a hipermídia
Plano de Escopo
Plano de Estrutura
Plano de Esqueleto
Plano de Superfície
Conclusão
Referências Bibliograficas
Autores