Carregando
Recomendações para projetos de hipermídias experienciais
Tobias Mulling e Alice T. Cybis Pereira

Design de hipermídia

O design de hipermídia é caracterizado pela hibridização de meios, e, em sua síntese, ocorre a partir da união entre a multimídia e o hipertexto, e se destaca pelas tomadas de decisão do usuário frente ao meio que lhe é proposto. Segundo Moura (2005), design de hipermídia é:
[...] uma atividade que diz respeito à aplicação e ao conhecimento de diferentes linguagens de expressão e de comunicação e suas possibilidades de inter-relação. Lida com diferentes tipos e procedências de imagens, textos e sons onde é necessário o domínio e conhecimento dos procedimentos e elementos projetuais, técnicos e tecnológicos, bem como as relações e questões do ciberespaço e as pertinentes ao usuário.
Moura (2005) também afirma que para criar e projetar é necessário conhecer o código que constitui a linguagem que se estabelece. Sob este preceito, é necessário conhecer os fundamentos e códigos do design gráfico, visando a comunicação visual, assim como os elementos pertinentes à hipermídia, como navegação, interatividade, links, entre outras características do meio digital. Com as crescentes possibilidades tecnológicas da hipermídia, cabe ao designer estar atualizado no sentido de propiciar novas experiências aos usuários, co-autores ativos da informação
Sumário
Resumo
Introdução
Experiência
Design experiencial
Categorias da experiência
Design de hipermídia
Projeto de hipermídias experienciais
Design experiencial aplicado a hipermídia
Plano de Escopo
Plano de Estrutura
Plano de Esqueleto
Plano de Superfície
Conclusão
Referências Bibliograficas
Autores