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Recomendações para projetos de hipermídias experienciais |
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Esta etapa do projeto consiste na organização da estrutura conceitual do site, a partir da organização da informação e conseqüente projeto da interação. Do ponto de vista de expertises, essa é a função do arquiteto de informação, cujo material resultante será o mapa do site ou sitemap. Um aspecto importante a ser destacado é que para o projeto da experiência, não se faz obrigatoriamente necessário a obtenção de todo conteúdo da hipermídia, apenas o que Memória (2005) denomina de macro arquitetura de informação, ou seja, a estrutura base da hipermídia contendo os principais itens informacionais, a fim de determinar menus, áreas de interesse e pontos-chave do conteúdo. Como exemplo, esta macro-arquitetura também é utilizada na empresa Globo.com. É importante também, ao preparar o conteúdo da hipermídia, avaliar qual é a prioridade da experiência: uma experiência objetiva e simples (que valoriza a clareza dos dados e a usabilidade) ou uma experiência complexa e lúdica (que valoriza os sentidos, a emoção, o jogo e o subjetivo). Vale salientar que é possível ter os dois níveis em harmonia, mas em muitos casos é importante escolher uma das duas polaridades e radicalizar a experiência em determinado sentido (Especialista participante da pesquisa). A seguir são expressas recomendações para o plano da estrutura. |
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Sumário Resumo Introdução Experiência Design experiencial Categorias da experiência Design de hipermídia Projeto de hipermídias experienciais Design experiencial aplicado a hipermídia Plano de Escopo Plano de Estrutura Plano de Esqueleto Plano de Superfície Conclusão Referências Bibliograficas Autores |
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