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Recomendações para projetos de hipermídias experienciais
Tobias Mulling e Alice T. Cybis Pereira

Projeto de hipermídias experienciais

O design em sua essência está associado à projetação; isto se traduz em metodologias projetuais segmentadas em diversas etapas, a fim de dividir-se o problema principal em partes menores, e propor uma solução para cada uma das partes com maior eficiência e eficácia resultando na solução final. Assim como no design gráfico, o design de hipermídia possui várias metodologias, dentre as quais a de Jesse James Garret(2003); esta é conhecida por segmentar as etapas de acordo com os elementos relacionados à experiência do usuário, divididos em 5 planos assim denominados planos conceituais. Nesta pesquisa será utilizada esta metodologia, considerada bastante eficaz pela comunidade de profissionais da área, a fim de detalhar elementos que possam contribuir para o desenvolvimento de uma hipermídia, e assim enriquecê-la com recomendações relacionadas à hipermídia experiencial. Garrett(2003), após estudar o processo de desenvolvimento de websites, constatou que o projeto de design centrado no usuário poderia ser planificado a partir de um diagrama (ver Fig.3).
Fig, 3: Diagrama da Experiência (Garrett, 2003)
Fig, 3: Diagrama da Experiência (Garrett, 2003)
Sumário
Resumo
Introdução
Experiência
Design experiencial
Categorias da experiência
Design de hipermídia
Projeto de hipermídias experienciais
Design experiencial aplicado a hipermídia
Plano de Escopo
Plano de Estrutura
Plano de Esqueleto
Plano de Superfície
Conclusão
Referências Bibliograficas
Autores