Carregando
Um Processo de Projeto para Interfaces de Objetos de Aprendizagem: O Caso do Hiperlivro do Ambiente Virtual de LETRAS/LIBRAS
Mônica Renneberg da Silva e Marília Matos Gonçalves

Resumo

A riqueza visual e de experiência que os ambientes hipermidiáticos oferecem pode ser utilizada para abranger diferentes tipos de inteligência e processos cognitivos. Sabe-se, contudo, que o design do material didático on-line, no contexto de programas de EaD, ainda é deficitário em muitos aspectos, sobretudo no que se refere às particularidades relativas ao processo de aprendizagem do aluno surdo. Nessa perspectiva, os métodos apresentados neste estudo buscam responder como o Design Gráfico pode auxiliar na aplicação de estratégias ergonômicas e pedagógicas centradas no usuário com vistas ao desenvolvimento de conteúdos de aprendizagem para o aluno surdo. Assim, objetiva-se compreender o processo de design em Objetos de Aprendizagem, com foco no hiperlivro. Para tanto, este capítulo relata as quatro principais fases da pesquisa, a saber: contextualização e revisão teórica; apresentação dos resultados da avaliação de aspectos ergonômicos e pedagógicos da interface existente, conforme a metodologia de pesquisa ergopedagógica realizada a partir da aplicação de questionários
Abstract

Abstract
Sumário
Resumo
Introdução
Contexto
A abordagem do design
Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem
Objetos de aprendizagem
Procedimentos metodológicos
O processo de redesign
Plano Estratégico
Avaliação com os alunos
Conclusões
Referências
Autores